Um bom condicionamento físico pode melhorar a saúde cerebral de idosos

exerciciosUm bom condicionamento cardíaca e pulmonar pode beneficiar os cérebros de adultos idosos, de acordo com um estudo recente publica no Journal Cortex.

O estudo avaliou o condicionamento cardíaco/pulmonar de adultos jovens saudáveis (18-31 anos) e idosos (55-74 anos), e compararam suas habilidades para aprender e lembrar os nomes de estranhos em fotos.

Os idosos tiveram mais dificuldade com os testes de memória do que os mais novos. Mas, idosos com maiores níveis de condicionamento cardíaco/pulmonares foram melhores e mostraram mais atividade cerebral quando aprenderam os novos nomes do que os idosos com níveis de condicionamento menores.

A atividade cerebral elevada naqueles com maiores níveis de condicionamento cardíaco/pulmonar ocorreu em regiões tipicamente afetadas pelo declínio relacionado com a idade. Os resultados sugerem que o condicionamento cardíaco/pulmonar pode também ajudar a manter o cérebro saudável conforme a pessoa envelhece.

Além disso, o condicionamento cardíaco/pulmonar é um fator de saúde modificável que pode ser melhorado através da prática regular de atividade física moderada a vigorosa.

Portanto, começar um programa de exercícios, não importando a idade, pode não somente contribuir para fatores de saúde físicos óbvios, mas também para a performance da memória e da função cerebral.

Fonte